Produtividade

Recursos Humanos Versus Fluxo de Clientes

Os Sistemas de Gestão de Filas de Espera são ferramentas de produtividade. O facto de fornecerem estatísticas sobre os tempos de espera e o número de atendimentos, permite otimizar o número de Recursos Humanos alocados ao atendimento público, inclusivamente balanceando os meios empregues no front-office e back-office ao longo do tempo.

Recursos Humanos Versus ProdutividadeProdutividade

Os Sistemas de Gestão de Filas de Espera permitem também estabelecer curvas de produtividade médias permitindo assim a implementação de uma política de turnos. A diminuição da produtividade ao longo do tempo pode aconselhar a troca periódica de atividade.

Recursos Humanos Versus Tarefas

Os Sistemas de Gestão de Filas de Espera permitem realizar benchmarking de configurações de atendimento. Estas análises permitem otimizar estas configurações agregando ou separando os serviços realizados num mesmo posto de atendimento. Pode acontecer que em termos médios, atender dois serviços em vez de um único no mesmo posto conduza ao aumento ou diminuição de produtividade.

Ranking Recursos Humanos

Os Sistemas de Gestão de Filas de Espera introduzem a possibilidade de determinar a produtividade por Recurso Humano. Assim, permitem alocar os Recursos Humanos mais adequados a cada tarefa bem como detetar necessidades de formação. Os Rankings podem também ser utilizados para o apuramento dos Funcionários mais produtivos.

ScoreCards

Os Sistemas de Gestão de Filas de Espera permitem estabelecer objetivos de produtividade. Estes podem corresponder à média da Loja/Agência ou à média da rede de Lojas/Agências ou à produtividade alvo. No caso de a mesma estar abaixo dos objetivos, são emitidos alertas para os responsáveis da Loja/Agência.